Explicando a mecânica quântica. Parte 1


A física quântica ou mecânica quântica é uma área de estudo que dedica-se em analisar e descrever o comportamento dos sistemas físicos de dimensões reduzidas, ou seja, moléculas, átomos e partículas subatômicas. Devido a essa área nós descobrimos os decaimentos radioativos, emissão e absorção de luz pelos átomos, da produção de raios x, o efeito fotoelétrico, etc. Espero que gostem do nosso post explicando essa matéria tão temida. Boa Leitura!

Quando entramos na escala dos átomos e moléculas, as leis da física macroscópica, as quais são capazes de descrever muito bem nossos movimentos não funcionam. As leis físicas no mundo quântico não são determinísticas, portanto não são capazes de determinar a posição de qualquer objeto ou sua velocidade, suas medidas são expressas em probabilidades.



Nos dias de hoje temos sistemas que nos possibilitam “adivinhar” a posição de um objeto – partícula, molécula, átomo – com extrema precisão, entretanto nunca saberemos onde esse objeto estará de verdade. Essa impossibilidade de calcular a posição está ligada com a natureza da física quântica.

Essa natureza foi objeto de intriga de muitos físicos do século XVIII, XIX e XX e ainda hoje existem muitos mitos relacionados com ela. Hodiernamente a teoria da mecânica quântica mais aceita é a de Copenhague. Vários nomes conhecidos ajudaram a criar essa ideia, como: Werner Heisenberg, Niels Bohr, Wolfgang Pauli, etc.

Todos os sistemas quânticos têm uma função de onda que os descreve de maneira completa, segundo essa interpretação. Essa função é uma expressão matemática extremamente complexa, a qual não vale a pena ser explicada ou demonstrada.

Os resultados obtidos dessa função são probabilidades de encontrarmos um átomo em determinado nível de energia específico. A probabilidade também pode se referir a uma emissão radioativa. Existem muitas possibilidades, por isso o desafio dos físicos é o de desenvolver uma função de onda para o sistema. É preciso resolver equações de Schrödinger, as quais são equações difíceis que precisam da utilização de cálculo diferencial para serem resolvidas, além de possuírem funções próprias. A equação de Schrödinger pode ser comparada com a segunda lei de Newton na mecânica clássica

Nesse momento vou deixando vocês, mas espero que leiam o nosso próximos post explicando mais sobre a mecânica quântica.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veio do Espaço

Explicando a equação de Schrödinger de modo simplificado