Espectroscopia e as distâncias entre planetas


Nos últimos tempos, estamos sendo bombardeados por notícias sobre foguetes, entre elas uma parece ter mais importância a ida de astronautas para Marte. Mas, você já parou para pensar como é medida a distância do nosso querido planetinha azul até o planeta vermelho? Além disso você já se perguntou como nós sabemos o material de que os planetas são constituídos? Bem isso se deve a uma ciência conhecida como Espectroscopia.


A Espectroscopia é basicamente o estudo da interação da radiação com a metéria, mais especificadamente essa parte da ciência estuda a absorção, transmissão e reflexão da radiação. Mais enfim, como conseguimos saber de qual a material é constituído ? Bem para começo de conversa é necessário saber o que e um espectro.


Um espectro é uma intensidade de luz em diferentes comprimentos de ondas. Eles foram descobertas por Josep Von Fraunhofer, o qual era um fabricante de prismas, certa vez ele fez a luz solar passar por um prisma muito puro e o resultado disso foi um espectro com linhas espectrais. A partir desse experimento, foi possível observar anos depois através de experimentos e com base no experimento do prisma, que cada elemento absorve e emite certas linhas espectrais específicas, ou seja é possível saber qual é o elemento através de seu espectro.


A distância entre planetas é feita através de um feixe de luz que atravessa o espaço, um sensor capta esse luz e mede o tempo que ela levou para percorrer o caminho. Sabendo o tempo da viagem e a velocidade é possível através de mecânica clássica calcular a distância do nosso planeta até Marte.


E você conhecia a Espectroscopia? Sabia como era calculado a distância entre planetas? Para saber dessas e mais coisas continue acompanhando nosso blog.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veio do Espaço

Explicando a equação de Schrödinger de modo simplificado